terça-feira, 6 de abril de 2010

O mundo da Escrita


O livro “Ler e Escrever: estratégias de produção textual” de 2009 da Editora Contexto, que tem como autora Ingedore Villaça Koch e coautora Vanda Maria Elias, é dividido em oito capítulos que trabalham a escrita e suas várias vertentes em nível pedagógico a partir de uma visão sóciocognitiva da interação.
No primeiro momento, Koch e Elias fazem um paralelo entre escrita e fala, apontando as divergências e os aspectos inerentes à fala que podem ser usados na escrita. Sabe-se que os textos escritos não têm a característica da conversação face a face que possibilita a presença simultânea dos interlocutores e a liberdade no uso da língua e, que a coprodução ou a participação do leitor restringe-se às estratégias do escritor visando o público, enquanto na fala o receptor participa ativamente da enunciação.
Apesar de a escrita não ser uma mera transcrição da fala, neste livro vemos que ela é uma representação desta. Logo, alguns recursos da fala devem ser utilizados nos textos escritos. É claro que Koch ressalta o uso com adequação para não prejudicar a sintaxe do texto. Sendo assim, as autoras defendem o uso de repetições, uma proposta não muito nova já que a poesia utiliza este recurso há bastante tempo.
Baseado nessa interação sóciocognitiva, o raciocínio das autoras permeia em entender a produção textual como algo principiado pelas estratégias do produtor visando o leitor. Essas estratégias requerem conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, textuais e interacionais. Essa teoria interacional, que o livro tão bem apresenta, livra a escrita daquela concepção gramatical de domínio das regras ou da concepção egocêntrica das intenções ou da representação mental do escritor. Tal prática centrando-se no escritor-leitor é facilmente percebida em anúncios publicitários, por exemplo, validando as argumentações postas em Ler e Escrever.
Depois da explicação da teoria interacional, o segundo momento é da apresentação dos recursos da escrita que devem ser utilizados visando a interação, uma verdadeira aula sobre como escrever pensando na relação com o leitor. Para começar, fala-se sobre gêneros textuais e a competência do escritor em escolhê-los de acordo com a situação comunicativa, além da habilidade em adequar-se ao gênero escolhido e da utilização dos recursos deste. O próximo passo abordado é o do contexto e da adequação situacional considerando esse contexto (linguístico e extralinguístico). É citada também, a intertextualidade e o efeito que o autor pretende com esta pela sua manipulação, sempre considerando o conhecimento do público a respeito do outro texto a que o autor faz referência.
As autoras são muito felizes em destinar um vasto capítulo à questão da progressão referencial devido às correntes dúvidas dos escritores no momento da produção. Pois muitas pessoas escrevem fazendo referências anáforas e catáforas sem se darem conta do processo tão determinante para a progressão e coerência do texto que é essa referenciação aos fatores linguísticos. Nada muito diferente da progressão referencial abordada em qualquer livro de gramática ou redação.
A progressão sequencial é um tópico bem explanado no livro, pois apresenta todos os recursos que constituem a sintaxe do texto e que são comuns a qualquer texto. Estes recursos são primordiais para o desenvolvimento do texto e para o seu desenrolar, ou seja, para sua progressão. São estes benefícios da escrita aliados à competência do escritor, ao gênero, ao contexto, à progressão referencial, e ao conhecimento do leitor, que vão garantir a coerência do texto, que as autoras tratam com tanta primazia no último parágrafo.
O livro é muito baseado em autores como Bakhtin e, apesar de não apresentar tantas novidades, deve-se lembrar que as autoras são verdadeiras autoridades no assunto, muito bem conceituadas e que têm uma linha de publicação semelhante a este livro na Editora Contexto. “Ler e Escrever” é muito prático e apresenta muitos textos e imagens relacionados aos assuntos, ótimo para professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. Portanto, para quem desejar aprimorar e entender a produção textual, este livro explicita de forma teórica e prática, o básico deste mundo fascinante que é a escrita.

*Texto produzido por Rafael de Araújo Melo, aluno do curso de Letras, segundo semestre, cursando PLPT II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário