quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Paraibano faz obras de arte com peças de moto

MOTOARTESANATO
O mecânico que virou artesão e peça de moto é a matéria-prima

Saxofone é feito com cano e correntes.
(Foto: Arquivo Pessoal)
             Quem tem moto provavelmente já precisou fazer a troca de alguma peça e acabou deixando o material antigo na oficina, já que o valor das peças de uma motocicleta não é alto. Por causa dessa velharia toda deixada pelos clientes, o dono de uma oficina mecânica de motos da cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, teve uma ideia bem interessante: reciclar a sucata e transformá-la em arte.
            Seu Josemar Sousa Monteiro tem 60 anos de idade e há mais de trinta trabalha no ramo. A ideia surgiu há alguns anos e os primeiros produtos confeccionados foram as miniaturas de motos. Entre os principais materiais reaproveitados pelo mecânico estão as peças do motor, como biela e vela. A corrente e o guidão também são matéria-prima para ele.
            “O pessoal aqui na cidade até brinca comigo e diz que eu vivo torcendo para que aconteça algum acidente entre motos para que eu pegue o que ainda dá para aproveitar”, relatou sorridente o artesão e mecânico. Josemar é tão fissurado pelo mundo das duas rodas que ele montou um motoclube do qual é presidente, o clube Filhos do Sol.
Robô faz parte da coleção.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Aliás, as primeiras peças produzidas eram na verdade utilizadas para enfeitar a sede do motoclube. “Só depois eu parti para fazer peças grandes para chamar mais a atenção para o meu trabalho”, disse. E tem umas peças que chamam muito a atenção mesmo, desde guitarra e saxofone até um peixe espada. A guitarra é feita com coroas e o saxofone com cano de escapamento e correntes. Além dos instrumentos, ainda têm os capacetes personalizados.
A variedade de peças e temas demonstra a criatividade. Para fazer boa parte das obras de arte, o mecânico se inspira em imagens pesquisadas na internet, a exemplo da torre Eiffel. E para fazer as esculturas, verdadeiras obras de arte, é preciso dedicação e tempo, já que em média Josemar leva de 15 a 30 dias para finalizar o trabalho.

As miniaturas e esculturas do artesão por enquanto só podem ser admiradas. Antes de começar a comercializar os artigos, ele quer realizar exposições. “Isso para mim é um grande hobby. Eu consegui aliar o meu trabalho com motos ao trabalho artesanal. São duas paixões, então só podia sair coisa boa mesmo”, encerrou o mecânico artista.

Mecânico tem diversas réplicas de moto feitas com peças de moto. (Foto: Arquivo Pessoal)
Réplica da torre mais conhecida do mundo fica no prédio do motoclube. (Foto: Arquivo Pessoal)



Nenhum comentário:

Postar um comentário