quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Volta a chover na Paraíba

Rio estava completamente seco. (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
A primeira semana de Fevereiro chegou para os paraibanos com um fenômeno da natureza que já deixou de ser natural no nosso estado. Em poucos dias choveu o que há anos não se vinha em cidades do Cariri e do Sertão. A imagem que circula nas redes sociais das águas invadindo o espaço antes ocupado pelo Rio Taperoá impressionam. O cachorro, que não é baleia, foge da água como se não conhecesse do que se trata.
As águas invadiram o reservatório, que deságua no Rio Paraíba que, por seu turno, desemboca no Açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão. A situação do açude é complicada, estando com apenas 21% de sua capacidade total e qualquer mínima gota que abastecê-lo é como um rio jorrando. A água já renovou a esperança, homologou a certeza de uns: de que Deus mandaria chuva, e reacendeu a inconsciência. Não é porque a chuva voltou a figurar no cenário caririzeiro que podemos nos dar ao luxo de deixar de economizar... O racionamento deveria existir sempre.
A cidade vizinha a Taperoá de São José dos Cordeiros registrou 153 milímetros na chuva desta quarta-feira (4) e Salgadinho teve 82 mm. No Sertão, a água também entrou com 108.9 milímetros em Sousa e 154 mm em Patos, mais do que o esperado para todo o mês. As chuvas devem permanecer até o mês de maio nessas regiões, mas a preocupação nunca pode deixar de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário