Picape
esportiva nasceu de uma F1000 e de uma ideia ousada
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Carro foi desenvolvido na cidade paraibana de Mamanguape. (Foto: Divulgação) |
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Eles tinham uma paixão, um sonho e muita vontade. Esses
eram todos os ingredientes dos quatro idealizadores de um projeto grandioso:
fazer um supercarro na Paraíba. Eles nunca trabalharam efetivamente com a
construção de carros, mas tiveram vontade e conseguiram fazer uma picape de
luxo, a XK Mirage.
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Participantes do projeto concretizaram sonho sozinhos. (Foto: Divulgação) |
Essa turma é da cidade de Mamanguape, na Zona da Mata
paraibana. Os participantes do projeto tinham em comum o gosto pelas quatro
rodas, então se reuniram e decidiram montar o veículo. O idealizador é Virgílio
Ribeiro. Foi ele que provocou os demais a encararem o desafio. A história mesmo
começou com a confecção inicial do modelo em 2004, que somente ficaria pronto
no fim de 2012.
É de se observar que uma marca automobilística leva em
média cinco anos na construção de um carro e gasta muita grana para isso, mas
eles conseguiram em pouco mais de sete anos realizar a proposta bem ousada e
gastando bem menos. O custo real eles não têm dimensão já que saíram rateando
tudo entre os componentes da equipe e comprando produto por produto de pouco em
pouco, mas o orçamento passa facilmente dos R$ 500 mil.
“Este
automóvel foi feito com recursos limitados, com apenas uma pessoa
confeccionando as peças, outra guiando todo o projeto e dois consultores”,
destacou Virgílio. Além
dele, os outros integrantes são o engenheiro e construtor do carro Paulo
Barbosa, o co-designer e responsável pelo marketing Darwin Ribeiro, e o
co-designer Lamark Ribeiro.
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Veja o comparativo do antes e o depois. (Foto: Divulgação) |
Os
caras pegaram uma picape Ford F1000 XK Deserter e começaram por aí toda a
história. Do carro, ficaram somente o chassi e as fotos para fazer o antes e
depois: tudo foi inteiramente arrancado. Também foi herdado do carro antigo o
nome. XK, que faz parte do novo nome, é uma referência do carro da Ford.
“No
meio do trabalho pensávamos o tempo inteiro se valeria a pena. Teve um momento
no qual olhamos para o que estava feito e pensamos que não teria mais volta. O
antigo carro antes da transformação era um bom carro, bem conservado, e vê-lo sendo
cortado por inteiro dava um certo dó. O projeto não tinha cara formada. Começou
e recomeçou inúmeras vezes,
mas agora depois do sufoco, vemos que valeu todo o esforço e empenho”, explicou
Darwin.
Até
a motorização, e claro não podia ser diferente, foi totalmente modificada. Foi
usado um motor da MWM, que depois de modificado ficou com 180 cavalos de
potência. A lataria é de chapa metálica e não de fibra de vidro, tudo feito em
tornearia e funilaria na própria cidade de Mamanguape sem luxo, apesar de o
resultado ser luxuoso. A proposta era fazer um carro esportivo e confortável,
por isso, as linhas foram totalmente refeitas, os vidros reduzidos e as portas
aumentadas para dar um ar de agressividade. As saídas laterais de ar e os
frisos do teto são de inox, material inusitado para o segmento dos esportivos.
O teto, aliás, teve mantidos os vincos paralelos da XK.
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Faróis de Fiat Pálio ganharam LED e ficaram impressionantes. (Foto: Divulgação) |
“O
intuito sempre foi fazer um carro agressivo que continuasse sendo picape, mas
com visual de carro esportivo”, esclareceu o engenheiro do projeto, Paulo. O
veículo ficou 30 centímetros maior que o carro original e entrou para a hall
dos de grande porte. A roda de 20 polegadas super esportiva parece pequena
neste gigante. Uma coisa interessante é a frente, que abre em conjunto como um
caminhão. O falso vinco entre o capô e o para-choque engana, faz parecer que os
itens são desintegrados.
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Parte traseira ganhou visual esportivo. (Foto: Divulgação) |
Os
faróis dianteiros se assemelham aos do Palio e a grande da frente é robusta. Dentro
da máquina o conforto é garantido e bem diferente do carro original. A ideia de
console central foi mantida, mas ganhou os comandos de vidro elétrico e um
câmbio sequencial. Os bancos em couro, o volante de carro de corrida, o painel
moderno e os tapetes em ferro deixam o carrão ainda mais esportivo.
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Parte interna ganhou conforto e visual moderno e esportivo com bancos de couro. (Foto: Divulgação) |
Nos
bancos traseiros cabem três pessoas com bastante folga e como a estrutura é
alta por causa do carro antigo, os passageiros ficam sentados com as pernas no
ângulo de 90°, pois a altura entre banco e piso é grande. Há saídas de ar-condicionado
para trás, tela de LCD de 12 polegadas no teto, encosto de cabeça nos três
bancos, cinto de três pontos para todos os passageiros e outros acessórios.
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Carro é levado às ruas da capital paraibana, João Pessoa. (Foto: Divulgação) |
Uma
página especial em uma rede social do projeto tem mais de três milhões de
acesso e muitos elogios aos paraibanos que mostraram que brasileiro também sabe
fazer carro, algo antes somente proposto por Gurgel nos anos 60. Tudo foi feito
no quintal de casa, da nossa casa Paraíba. O carro só tem uma unidade fabricada,
mas vamos torcer para que mais projetos loucos como este se tornem realidade.
o crro ficou show de bola eu gostei também tenho pranos pra monta meu carro tipo assim valeu galera vcs fizeram um belo carro tem que ser da minha terrinha mesmo terra de gente em teligente
ResponderExcluirParabéns aos patrícios daqui de Mamanguape. Excelente iniciativa e incrível projeto final.
ResponderExcluirValeu o empenho gente! Todo o meu apoio a esse tipo de inovação.
ResponderExcluircara vcs são muito bons parabéns lindo projeto espero ver essa maquina passar em Alagoa Grande PB vlw
ResponderExcluirNos do projeto XK agradecemos a bela matéria do Blog Jornal com poesia e ficamos a disposição para qualquer esclarecimento, dúvidas e sugestões sobre o projeto. Abraço e Valeu!
ResponderExcluirShow de projeto e show de realização! Estão de parabéns!
ResponderExcluircoloca a venda em serie que vai bombar
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