sexta-feira, 20 de março de 2015

Dentista completa 10 anos de atuação em SJM

Filomena Maria de Melo Brayner é uma dentista que se divide entre a casa, a família e o trabalho desenvolvido no Centro de Saúde de São José da Mata, distrito de Campina Grande. Filó, como é carinhosamente chamada pelos funcionários e pacientes, atua há 10 anos no distrito. O trabalho na comunidade começou na Unidade Básica de Saúde Sabiá e depois ela foi para o Centro de Saúde.
No Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado nesta sexta-feira, 20, ela completa 27 anos de trabalho na Prefeitura Municipal de Campina Grande. Filomena já prestou seus serviços em várias unidades da cidade e escolheu o distrito por se identificar com os servidores e com a comunidade. "Aqui todos fazem com amor, são profissionais extremamente dedicados e eficientes. Eu consigo desempenhar ao máximo a produtividade porque as assistentes colaboram em tudo. Por isso, tenho todas as condições para fazer o trabalho do jeito que aprendi, da forma mais completa e isso me motiva a cada dia no meu trabalho", relatou.
A dentista atende todas segundas e quartas-feiras e recebe cerca de 30 pacientes por semana. "Há um planejamento para que o tempo de atendimento não seja curto porque nós atendemos minuciosamente cada paciente e só terminamos um procedimento quando ele tem sido completamente concluído', explicou.
Filomena falou sobre a estrutura encontrada para trabalhar na prefeitura. "É tudo muito limpo, organizado, com placas indicativas, sala de espera e consultórios adequados. Além disso, utilizamos um fotopolimerizador de primeiro mundo, um instrumento pequeno, prático, que permite dinamizar o atendimento da polimerização de resina, que é um procedimento estético. É só uma mostra de como o local é bem equipado e preparado para os serviços que presta", disse.
A entrevistada falou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é o programa mais completo de saúde pública do mundo e que os profissionais devem se empenhar para que ele seja eficaz para a população. “Eu fechei o meu consultório particular para me dedicar ao trabalho pela comunidade por meio do SUS e sou muito satisfeita com a minha decisão”, disse. A odontóloga finalizou dizendo que todas as pessoas precisam ser atendidas da mesma forma, da melhor forma.
A aposentada Josélia Costa é paciente de Filó e fala sobre o atendimento recebido. "Ela é cuidadosa, explica tudo com calma pra 'gente' e os problemas que eu tinha estão melhorando", disse. A enfermeira Luzineide Gomes também fala sobre o trabalho com a dentista. "Ela gosta de fazer tudo do jeito certo, como tem que ser, e nós ajudamos em todo o processo", disse.  
Filomena Brayner é formada em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba com especializações em Dentística e em Programa de Saúde da Família. Além dela, outros dentistas prestam atendimentos no Centro de Saúde de São José da Mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário