domingo, 19 de julho de 2015

São José da Mata é maior que 67% dos municípios paraibanos

Desde que o Senado aprovou a lei complementar 199/2015, que prevê a criação, fusão, incorporação e desmembramento de novos municípios, os moradores do distrito campinense de São José da Mata começaram a elencar os motivos para o local se tornar cidade. São José da Mata é o único distrito na Paraíba que poderia virar município, de acordo com os novos critérios da proposta da lei, já que tem mais de 13 mil habitante quando são necessários pelo menos 12 mil para cidades do Nordeste. 
Os matenses ganharam mais um argumento a favor. Dos 223 municípios existentes no estado, 150 têm menos de 12 mil moradores, sendo, portanto, menores que São José da Mata. Sendo assim, o distrito já atende a dois critérios da nova proposta para virar cidade, já que tem mais habitantes que o mínimo e que também é maior que a média dos 10% das menores cidades do estado. Neste quesito passa com folga, já que é maior do que 67%, como destacamos.
Mas, umm alerta que pode servir para SJM, é que além do baixo contingente populacional, estes 150 municípios não têm atividade econômica e sobrevivem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A maior parte dos recursos vai para pagamento da folha de pessoal dos poderes Executivo e Legislativo, sobrando pouco para investimento em programas sociais e obras de infraestrutura, e tem como consequência o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A proposta prevê que a cidade, após criada, passará 9 anos sem receber FPM, tendo que a fatia do bolo ser recortada pelo município de origem e repassada proporcionalmente, no caso, Campina Grande. O deputado estadual Manoel Ludgério (PSD) deu declarações de que estaria disposto a articular a emancipação do distrito. Precisamos analisar se o movimento é popular ou político.

Cidades menores que São José da Mata

1.000 a 2.000 habitantes
Areia de Baraúnas, Coxixola, Parari, Quixaba, Riacho de Santo Antônio, São José do Brejo do Cruz, Algodão de Jandaíra, 

2.001 a 4.000 habitantes
Amparo, Assunção, Curral Velho, Bernardino Batista, Bom Jesus, Cacimba de Areia, Cajazeirinhas, Carrapateira Duas Estradas, Emas, Frei Martinho, Gurjão, Joca Claudino, Lastro, Mato Grosso, Olivedos, Ouro Velho, Passagem, Pedra Branca, Poço Dantas, Salgadinho, Santa Inês, Santo André, São Domingos, São Domingos do Cariri, São Francisco, São José de Bonfim, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra da Raiz, Serra Grande, Sossego, Tenório, Várzea, Vista Serrana, Zabelê.

4.001 a 6.000 habitantes
Aguiar, Alcantil, Caraúbas, Baraúna, Boa Ventura, Bom Sucesso, Borborema, Caldas Brandão, Camalaú, Catingueira, Caturité, Congo, Curral de Cima, Damião, Barra de São Miguel, Cabaceiras, Lagoa, Logradouro, Mãe D'Água, Malta, Matinhas, Montadas, Monte Horebe, Nova Palmeira, Pedro Régis, Pilõezinhos, Poço de José de Moura, Prata, Riachão, Riachão do Bacamarte, Riachão do Poço, Santa Helena, Santa Teresinha, Santana de Mangueira, São Bentinho, São João do Cariri, São João do Tigre, São José de Espinharas, São José de Princesa, São José do Sabugi, São José dos Ramos, Sertãozinho, Vieirópolis.

6.001 a 8.000 habitantes
Cubati, Cuité de Mamanguape, Água Branca, Areial, Boa Vista, Belém do Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cacimbas, Caiçara, Capim, Casserengue, Condado, Diamante, Ibiara, Igaracy, Jericó, Juarez Távora, Junco do Seridó, Lagoa de Dentro, Livramento, Marizópolis, Maturéia, Nazarezinho, Nova Olinda, Olho D'Água, Pedra Lavrada, Pilões, Santa Cecília, Santa Cruz, Santana dos Garrotes, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São Mamede, São Miguel de Taipu, Serra Redonda, Serraria, Sobrado.

8.001 a 10.000 habitantes
Aparecida, Baía da Traição, Barra de Santana, Desterro, Gado Bravo, Juru, Marcação, Mataraca, Mulungu, Riacho dos Cavalos, Triunfo, Umbuzeiro.

10.001 a 12.000 habitantes
Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Dona Inês, Fagundes, Imaculada, Itatuba, Juripiranga, Manaíra, Natuba, Nova Floresta, Pilar, Pirpirituba, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Vicente do Seridó, Tacima.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário